Quando ir a El Calafate
A melhor época para ir a El Calafate é durante o verão, mais especificamente entre os meses de novembro a março. Aliás, este também é o período mais apropriado para visitar outros destinos que ficam na Patagônia, como por exemplo, Ushuaia e Torres del Paine. Além de temperaturas menos congelantes, o verão em El Calafate tem dias mais longos. Isso quer dizer que haverá mais horas de claridade durante o dia, o que é uma baita vantagem para praticar atividades ao ar livre, especialmente as trilhas que exigem muitas horas de caminhada.
Clima em El calafate
O clima em El Calafate é subpolar, influenciado pela sua localização geográfica ao sul do continente sul-americano.
Esta região remota é marcada por temperaturas frias ao longo do ano, proporcionando a chance de vivenciar as belezas naturais da Patagônia de uma maneira inesquecível.
Ainda assim, saiba que cada uma das estações do ano em El Calafate têm as suas próprias particularidades.
Portanto, confira a seguir o que dá para esperar de cada período e em quais deles é possível ir a El Calafate.
O verão em El Calafate, que não oficialmente se pode dizer que compreende os meses de novembro a março, é a estação mais quente do ano.
Durante esse período, as temperaturas costumam variar entre 5°C e 14°C, proporcionando condições agradáveis para explorar as diversas atrações da região.
Os dias são longos, com muitas horas de luz solar, permitindo que os visitantes aproveitem ao máximo as atividades ao ar livre.
É comum, por exemplo, que esteja claro até às 21h ou mais.
O principal destaque do verão é a possibilidade de testemunhar o deslumbrante Glaciar Perito Moreno em toda a sua glória.
Além de observar e escutar o desprendimento de blocos de gelo e de realizar passeio de barco até próximo à geleira, durante o verão é possível caminhar sobre o próprio Perito Moreno através do passeio mini trekking.
Embora seja possível visitar as passarelas panorâmicas do Parque Nacional los Glaciares o ano inteiro, o Mini Trekking no Perito Moreno fica suspenso nos meses de junho e julho.
Aliás, por causa das condições climáticas em El Calafate, no final de abril já começa a ficar complicado realizar outros passeios na Patagônia, como por exemplo, as trilhas de El Chaltén.
Considere como outono em El Calafate os meses de abril e maio.
Isso porque, até março é possível realizar todos os passeios na região sem grandes complicações. Porém, a partir de abril o cenário começa a mudar, literalmente.
Apesar de os passeios em El Calafate funcionarem normalmente até o final de maio, incluindo o mini trekking pelo Perito Moreno, o clima pode prejudicar o roteiro de quem pretende passar alguns dias em El Chaltén.
O inverno, que ocorre de junho a agosto, é a estação mais fria em El Calafate.
Durante esse período, as temperaturas podem ficar abaixo de 0°C e as máximas dificilmente ultrapassam 5°C, mesmo durante o dia.
Inclusive, os dias são curtos e com poucas horas de luz solar, sendo que por volta das 16h a noite já pode ter chegado.
Como se não bastasse o frio intenso já ser um incômodo para boa parte dos forasteiros, o inverno em El Calafate apresenta outras barreiras turísticas.
Dentre os passeios, por exemplo, torna-se inviável realizar as trilhas de destinos vizinhos, como por exemplo, El Chaltén e Torres del Paine.
A primavera, de setembro a novembro, marca o renascimento da flora local, com temperaturas começando a subir.
As médias diurnas deixam de ser negativas e variam entre 1°C e 9°C, proporcionando um clima menos congelante.
Esta estação é uma transição suave entre o inverno frio e o verão mais quente, oferecendo uma oportunidade única de testemunhar a renovação da vida na Patagônia.
Informações retiradas do site Climate.data-org, onde você também pode conferir a previsão do tempo em El Calafate.
Confira as atividades preferidas dos turistas em El Calafate
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto.